Quarta, 20 de setembro de 2017
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Dicas para o dia a dia

  1. Ao acordar, mesmo que seja durante a noite para ir ao banheiro, procure evitar levantar-se rápido. Existe um certo espaço de tempo para o nosso organismo habituar-se na nova posição.
  2. Evite deixar chinelos soltos ao redor da cama ou tapetes que escorreguem. A grande parte das quedas costumam ocorrer no período da madrugada.
  3. Tenha algum sistema de iluminação dentro do quarto para orientar o caminho, ao se levantar a noite (lanterna , iluminador de tomada ou mesmo um abajour, são de grande utilidade).
  4. Evite a utilização de chinelos que escapem dos pés, eles podem fazer com que você tropece. Procure utilizar sapatos confortáveis ou chinelos com solado anti derrapante.
  5. Não deixe fios de telefone caídos e expostos em locais de passagem. Telefones sem fio são uma opção segura e confortável.
  6. Procure amarrar os sapatos, bem como vestir as meias e a roupa íntima na posição sentada. O apoio em somente uma das pernas propicia o desequilíbrio.
  7. Evite o uso de sapatos de salto alto. Eles projetam o corpo para frente.
  8. Tenha um banco de plástico dentro do Box bem como tapetes anti derrapantes, para um banho confortável e seguro. O sabonete e a espuma aumentam os riscos de queda.
  9. Caso seja possível, instale barras de apoio dentro do Box bem como ao lado e à frente da Bacia.
  10. Ao pegar objetos em armários, procure sempre utilizar-se de uma escada segura e com um número de degraus conveniente. Subir em cadeiras é motivo de muitas das quedas em casa.
  11. Não ande em locais pouco iluminados e/ou com o piso escorregadio.
  12. Procure utilizar-se de lentes corretivas, quando necessário. A acomodação visual com o passar dos anos é cada vez mais difícil.
  13. Caso se sinta mais seguro, utilize-se de uma bengala para caminhar. Além de ser bastante chique ajuda no equilíbrio.
  14. Ao utilizar-se de ônibus ou qualquer outro transporte coletivo, não se esqueça que existem locais preferenciais para os idosos. Em último caso, procure segurar-se ou apoiar-se nos locais mais seguros.
  15. Se não se sentir segura para atravessar ruas ou executar qualquer outra tarefa, não se acanhe em pedir ajuda.
  16. Caso você more sozinha(o), procure ter algum(a) amigo(a) ou um parente para se comunicar durante o dia. Um simples olá tudo bem! Pela manhã e a; tarde, permite um socorro mais rápido, se necessário.
  17. Tenha memorizado no seu telefone números para emergência nas teclas correspondentes.
  18. Evite carregar pesos. Os tecidos ósseo, muscular e articular se fragilizam com o passar dos anos.
  19. Procure fazer uma atividade física regular, ela aumenta a massa muscular e melhora o equilíbrio.

Procure viver de uma maneira saudável e segura. Desfrute a vida.

Dr. Antonio Carlos Novaes (Reumatologista)
Assistente Estrangeiro da Fac. de Med. de Paris